Pesquisar é...
Do dicionário retiramos que pesquisar é o ato de informar-se acerca de, inquirir, indagar, investigar, esquadrinhar (FERREIRA,2008).
No uso cotidiano percebemos a aplicação deste termo em diversas situações: pesquisa eleitoral, pesquisa de preço, pesquisa de opinião e tantas outras.
Quando falamos de pesquisa escolar estamos acostumados a ver diversos trabalhos que reúnem uma quantidade de informações, algumas vezes essas informações são cópias de textos, o tão chamado Ctrl+C - Ctrl+V, ou resumos de vários textos. Podemos dizer que este é o primeiro contato que todo o estudante tem com a pesquisa nos primeiros anos escolares. A intenção deste manual é aprofundar este ato de inquirir, indagar, acrescentando a ele o conceito de científico.
Científico é o ato relativo à ciência ou que tem o rigor da ciência. Sobre ciência o Aurélio diz que é “1. Conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e experiência. 2. Saber e habilidades que se adquire para o bom desempenho de certas atividades. 3. Informação, conhecimento” (FERREIRA, 2008, p.145).
Ao unirmos os dois termos, vamos estabelecer um novo conceito: pesquisa científica, que é uma forma sistemática da aplicação do método científico. O objetivo fundamental é pesquisar e descobrir respostas para problemas através do emprego de procedimentos científicos.
Pesquisa Científica é um conjunto de ações propostas para encontrar a solução para um problema que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.
Os atos sistemáticos e racionais a que nos referimos são também chamados de métodos ou metodologia científica. A pesquisa científica é aquela que se propõe à adoção de métodos científicos para a solução de um problema, seja ele da ordem de aprofundamento de uma área de conhecimento ou a aplicação de um conhecimento na criação de um novo produto.
A pesquisa científica serve a vários fins. É aplicada para descobertas científicas importantes como a solução de vários problemas da humanidade, tratamento de doenças, soluções para o meio ambiente, sempre buscando novos conhecimentos que melhorem a qualidade de vida dos seres humanos. Ela também é utilizada na educação como uma forma didática para o desenvolvimento de várias competências essenciais ao aprendizado do estudante.
DALVA INÊS DE SOUZA
DEISE MARGÔ MÜLLER
MARIA ANGÉLICA THIELE FRACASSI
SOLANGE BIANCO BORGES ROMEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário