Uma questão de suma importância para a pesquisa é a escolha do orientador. Toda a pesquisa, que estiver ligada a uma instituição de ensino, terá a presença de um orientador, este professor deverá estar habilitado e capacitado a orientar todo o processo de pesquisa.
O orientador é alguém que vai auxiliar na aplicação do método durante a pesquisa, é quem pode fornecer apoio emocional, fazendo encaminhamentos, dando sugestões e suporte nos momentos de cansaço e angústias inerentes ao processo de pesquisa. O orientador fornece suporte, ele é corresponsável pelo trabalho.
No processo de pesquisa pode aparecer a figura do coorientador, o responsável por complementar a orientação, principalmente nos casos em que o assunto pesquisado envolver mais que uma área de conhecimento pode-se optar por um coorientador que complemente a área que falta. Ao optar pela escolha de um co-orientador sempre converse antes com o orientador para que não haja conflitos de interesses.
Dicas para a escolha do orientador
- Priorize orientadores com interesse no assunto a ser pesquisado e na modalidade do projeto para que a orientação não seja superficial.
- Verifique a disponibilidade do orientador. Caso ele esteja orientando mais de seis projetos, opte por outro com mais tempo.
- Converse informalmente com os possíveis candidatos a orientador para saber de seus interesses e disponibilidade.
- Escolha um orientador com quem tenha empatia.
- Procure estudantes que já tenham sido orientados pelo professor escolhido e verifique se suas características são compatíveis com seus interesses.
- Caso haja problemas na orientação no decorrer do processo, estude a possibilidade de substituição.
Fonte: quadro adaptado de Baroni (2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário