Pasta de Documentos

Pasta de documentos
A pasta de documentos, tipo arquivo, com folhas plásticas individualizadas, pode conter recortes, cópias, periódicos, textos impressos, fotos, catálogos e todo e qualquer documento que esteja relacionado com o projeto. A pasta deve ser organizada de forma cronológica, conforme o andamento do projeto. É interessante que haja uma conexão entre o caderno de campo, a pasta e o relatório.
Depois de escolhido o assunto a ser pesquisado e o orientador, depois de avaliar o tempo disponível para a realização da pesquisa, de adquirir o caderno de campo, vem a etapa de definir qual o tipo de metodologia mais adequada para pesquisar o assunto escolhido. A adoção da metodologia mais adequada varia conforme o tipo de pesquisa a ser feita. Em seguida, passamos a uma descrição das classificações da pesquisa, conforme diversos autores que escrevem sobre o tema.

Diário de Bordo ou Caderno de Campo

Caderno de campo

              O projeto, ao ser pensado, escrito, executado, deve ter todos os registros descritos no caderno de campo ou também chamado de diário de bordo.
              O caderno de campo é um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. No caderno de campo, deve conter o registro detalhado das informações, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa.
              É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros, revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador, etc.
              Ele ajuda a criar o hábito de escrever e observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre os acontecimentos que envolvem a pesquisa científica.
              O orientador deve vistoriar periodicamente o caderno para apontar o direcionamento da pesquisa.
Formulários, fotos, materiais coletados devem ser citados no caderno e arquivados na pasta de documentos.  
Evite colagens.

           Todas as anotações devem ser escritas a caneta, evitando espaços vazios e sempre colocando a data e título nos registros de cada dia de trabalho. Jamais arranque as folhas ou apague algum registro. Se ocorrer algum engano, é melhor apenas anular com um traço ou fazer uma observação para desconsiderar aquele registro.
          O caderno deve ser de capa dura sem espiral, com todas as páginas numeradas. O caderno deve conter: folha de rosto contendo nome da escola, título do projeto, nome(s) do(s) aluno(s), nome do orientador, cidade e ano da pesquisa; o registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, as descobertas e das novas indagações; o registro das datas e locais das investigações; o registro dos testes e resultados alcançados; as entrevistas conduzidas, a tabulação de questionários aplicados, etc.

Prestem atenção!!!

Galerinha!!! Vocês precisam ficar atentos na escolha do projeto, pois algumas etapas são importantes e não devem ser esquecidas, portanto se liguem...Seus projetos precisam ter Um PROBLEMA, foquem nisso o que vocês querem resolver, que problema existe, que soluções podem dar para esse problema. E não esqueçam unir teoria e prática, deixa o trabalho muito mais gostoso.

Troca de horários!!!

Galera das turmas 212 e 223 troca de horário.
Turma 223 aulas no contra turno: terça - feira SI e ED. Física
Turma 212 aulas no contra turno: sexta - feira SI e ED.Física

Turma 223 estarei na escola terça de tarde se puderem estar lá será interessante, galerinha da turma 212 conversem com sua coordenadora.

Links para pesquisa

http://www.eletricaindustrial.com.br/
http://www.eletrotecnicadobrasil.com.br/
 http://www.conexoesengenharia.com.br/
 http://www.jabrasil.org.br/ja/index.php?option=com_programas&tipo=2&task=detalhes&Itemid=101&menu_pai=71&id=30
http://www.mundoaviacaobrasil.com/
http://www.anac.gov.br/
http://www.portalrobotica.com.br/site/index.php
 http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/arquitetura-urbanismo-684241.shtml

Mudança no horário!!!!!!

Galera fiquem atentos ao horário do seminário no turno da tarde. Mudou o horário e o dia para as turmas 212 e 223, segunda vocês terão mais informações....Não durmam no ponto....

Pesquisar é ...



                                                         Pesquisar é...

             Do dicionário retiramos que pesquisar é o ato de informar-se acerca de, inquirir, indagar, investigar, esquadrinhar (FERREIRA,2008).
         No uso cotidiano percebemos a aplicação deste termo em diversas situações: pesquisa eleitoral, pesquisa de preço, pesquisa de opinião e tantas outras.
          Quando falamos de pesquisa escolar estamos acostumados a ver diversos trabalhos que reúnem uma quantidade de informações, algumas vezes essas informações são cópias de textos, o tão chamado Ctrl+C - Ctrl+V, ou resumos de vários textos. Podemos dizer que este é o primeiro contato que todo o estudante tem com a pesquisa nos primeiros anos escolares. A intenção deste manual é aprofundar este ato de inquirir, indagar, acrescentando a ele o conceito de científico.
Científico é o ato relativo à ciência ou que tem o rigor da ciência. Sobre ciência o Aurélio diz que é “1. Conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e experiência. 2. Saber e habilidades que se adquire para o bom desempenho de certas atividades. 3. Informação, conhecimento” (FERREIRA, 2008, p.145).
         Ao unirmos os dois termos, vamos estabelecer um novo conceito: pesquisa científica, que é uma forma sistemática da aplicação do método científico. O objetivo fundamental é pesquisar e descobrir respostas para problemas através do emprego de procedimentos científicos.
Pesquisa Científica é um conjunto de ações propostas para encontrar a solução para um problema que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.

       Os atos sistemáticos e racionais a que nos referimos são também chamados de métodos ou metodologia científica. A pesquisa científica é aquela que se propõe à adoção de métodos científicos para a solução de um problema, seja ele da ordem de aprofundamento de uma área de conhecimento ou a aplicação de um conhecimento na criação de um novo produto.
           A pesquisa científica serve a vários fins. É aplicada para descobertas científicas importantes como a solução de vários problemas da humanidade, tratamento de doenças, soluções para o meio ambiente, sempre buscando novos conhecimentos que melhorem a qualidade de vida dos seres humanos. Ela também é utilizada na educação como uma forma didática para o desenvolvimento de várias competências essenciais ao aprendizado do estudante.

DALVA INÊS DE SOUZA
DEISE MARGÔ MÜLLER
MARIA ANGÉLICA THIELE FRACASSI
SOLANGE BIANCO BORGES ROMEIRO
"A curiosidade move o ser humano e este transforma o mundo!"
qui registraremos nossa caminhada na construção da proposta do Ensino Médio Politécnico do Castelinho. Sintam-se a vontade para participar colocando suas críticas, sugestões e dúvidas. Um grande abraço a todos e a todas!portoes automaticos fortaleza
qui registraremos nossa caminhada na construção da proposta do Ensino Médio Politécnico do Castelinho. Sintam-se a vontade para participar colocando suas críticas, sugestões e dúvidas. Um grande abraço a todos e a todas!portoes automaticos fortaleza
qui registraremos nossa caminhada na construção da proposta do Ensino Médio Politécnico do Castelinho. Sintam-se a vontade para participar colocando suas críticas, sugestões e dúvidas. Um grande abraço a todos e a todas!portoes automaticos fortaleza
qui registraremos nossa caminhada na construção da proposta do Ensino Médio Politécnico do Castelinho. Sintam-se a vontade para participar colocando suas críticas, sugestões e dúvidas. Um grande abraço a todos e a todas!portoes automaticos fortaleza

Tipos de pesquisa

Tipos de pesquisa

A pesquisa quantitativa é utilizada para conseguir resultados estatísticos, para se fazer uma média, um percentual, projetar medidas para uma análise numérica sobre o tema escolhido. Geralmente esta pesquisa é realizada através de questionário, com um número relativamente grande de pessoas para se estabelecer dados confiáveis e precisos. É mais adequada para apurar opiniões, comportamentos e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.
A Pesquisa Quantitativa não é apropriada para compreender "porquês", dado que, neste caso, as questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser ampla o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável. Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo
A Pesquisa Qualitativa procura entender profundamente o tema escolhido, através da experimentação, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. A Pesquisa Qualitativa envolve o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias, para tanto a análise é realizada geralmente, com pequenos grupos de entrevistados, através de um roteiro, já que é mais participativa e menos controlável, dado que os participantes podem direcionar o rumo em suas interações com o pesquisador. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado.

Atenção!!!

Galera!!!!
O Seminário Integrado no contra turno (de tarde) começa semana que vem.
Atualizem -se, tragam seus materiais e mãos à obra......
                                                                                            Bom Trabalho!!!!



Horário:
Segunda - Feira:                                 Quarta - Feira
 222 SI                         221 EF                                    223 SI
 222 SI               221 EF                                              223 SI 
 222 SI               221 SI                                               223 SI
 222 EF              221 SI                                               223 EF
 222 EF              221 SI                                               223 EF
Terça - Feira:                           Quinta - Feira
     
212 SI                      213 EF                                211 SI             214 EF
212 SI                          213 EF                                211 SI             214 EF     
212 SI                          213 SI                                 211 SI             214 SI
212 EF                         213 SI                                 211 EF            214 SI
212 EF                         213 SI                                 211 EF            214 SI
Gente boa!!! O trabalho em equipe sempre é bom quando todos se unem em prol de um objetivo.

Seminário Integrado

Seminário Integrado

Disciplina que integra a nova base curricular do Ensino Médio Politécnico do RS.
Os materias contidos neste blog serão elaborados durante o ano letivo para melhor aproveitamento dos estudos do seminário integrado. Ainda servirá de apoio para os alunos integrantes do seminário para acompanhamento dos projetos elaborados.

Bom estudo!!!